Consulte também o site:
http://apenas-livros.com/pagina/inicio
Coleção Filosófica
Dirigida por Nuno Ribeiro & Cláudia Souza
Exercícios de Pensamento:
Ensaios Filosófico-Literários
NUNO RIBEIRO
ISBN: 978-989-618-571-8
Edição: 168 páginas
Data de publicação: Junho de 2017
«Que relação se pode estabelecer entre a filosofia e os exercícios de pensamento? Será que o pensamento filosófico não se compõem justamente de exercícios do pensar? E poderemos, para além disso, encontrar na literatura elementos para os exercícios do pensamento filosófico? Estas questões - e os diversos problemas que delas derivam - direccionam os ensaios filosófico-literários reunidos no presente livro. Por um lado, encontramos neste livro a apresentação da filosofia enquanto potência expressiva de um exercício do pensar com e a partir de outros autores e conceitos da tradição filosófica. Por outro lado, mostramos de que forma a literatura nos proporciona inúmeros dados que se constituem como a ocasião para o exercício do pensamento filosófico-literário. Assim, tendo por base uma diversidade de Exercícios Filosóficos, de Exercícios Pessoanos e de Exercícios Literários, os vários ensaios filosófico-literários reunidos neste livro apresentam-nos múltiplas vias para se compreender o exercício do pensar».
Meditações Wittgensteinianas:
Estudos Estético-Filosóficos
NUNO RIBEIRO
ISBN: 978-989-618-553-4
Edição: 112 páginas
Data de publicação: Março de 2017
São múltiplas as conexões entre estética e filosofia na obra de Wittgenstein, assim como múltiplas são as ligações entre o pensamento wittgensteiniano e os autores da tradição estético-filosófica. Algumas dessas ligações encontram-se explicitamente referidas na obra de Wittgenstein. Outras resultam de aproximações que é possível de estabelecer entre movimentos de pensamento do filósofo austríaco e a obra de outros pensadores da tradição filosófica, estética e literária. Outras ainda são o resultado da recepção do pensamento wittgensteiniano em obras de pensadores posteriores. Longino, Nietzsche, Pessoa e Lyotard são alguns dos autores que permitem o estabelecimento do contraponto entre o desenvolvimento das questões estético-filosóficas em Wittgenstein e a tradição do pensamento a respeito da ligação entre estética, filosofia e literatura. Assim, tendo por eixo as múltiplas ligações entre Wittgenstein e a tradição estético-filosófica, este livro constitui-se como um conjunto de meditações wittgensteinianas, oferecendo algumas das vias abertas pelo pensamento do autor austríaco para pensar, em conjunto com outros autores, algumas das questões fundamentais da estética, filosofia e literatura.
Nietzsche & Dostoiévski
CLÁUDIA FRANCO SOUZA
ISBN: 978-989-618-527-5
Edição: 150 páginas
Data de publicação: Janeiro de 2016
Nietzsche e Dostoiévski apresentam o ser humano como um ser inacabado, incompleto, um ser em crise consigo, com seu tempo e com os valores que lhe são impostos. Em ambos os autores, o homem é tomado pelo vazio, pelo nada, pela falta de sentido, atado por nós culturais, sociais e psicológicos que traduzem o conflito de uma época em que o solo metafísico havia desabado.
A Filosofia como Poetar:
Escritos sobre Wittgenstein & Fernando Pessoa
NUNO RIBEIRO
ISBN: 978-989-618-526-8
Edição: 104 páginas
Data de publicação: Janeiro de 2016
As obras de Wittgenstein e de Fernando Pessoa apresentam inúmeros elementos que nos permitem compreender a filosofia como acto de poetar. A potência poética ligada à criação de escritos filosóficos, no pensamento destes dois autores, encontra-se presente na forma como desenvolvem os seus estilos. O desenvolvimento dos conceitos filosóficos, na obra de ambos os pensadores, não se configura como uma actividade desvinculada do trabalho literário ligado à criação de dispositivos de escrita. Esse trabalho literário não passou despercebido a esses dois autores, mas constitui-se antes como algo consciente e deliberadamente assinalado por ambos. No desenvolvimento dos escritos de Wittgenstein e de Pessoa encontramos múltiplos dados que constituem a base para a poética do seu pensamento filosófico. Por um lado, o pensamento filosófico de Wittgenstein fornece-nos uma explícita reflexão sobre a filosofia como actividade poética. Por outro lado, a obra de Fernando Pessoa apresenta-nos uma pluralidade de personalidades literárias criadas ao longo das diversas fases do seu pensamento e incumbidas de assumir a autoria e redacção de textos filosóficos produzidos por este autor. O presente livro pretende, desse modo, apresentar-nos as diversas vias abertas pelo pensamento de Wittgenstein e de Fernando Pessoa para se compreender a filosofia como poetar.