top of page

Edições Pessoanas

Conto de Imaginação.jpg
Fernando Pessoa, Sobre o Conto de Imaginação
NUNO RIBEIRO & CLÁUDIA SOUZA (ed.)
​

​ISBN: 978-989-618-661-6

Edição: 78 páginas

​

A presente edição reúne o conjunto de documentos do espólio de Fernando Pessoa destinados ao projecto intitulado Sobre o Conto de Imaginação [On the Tale of Imagination]. Os textos transcritos do espólio pessoano relativos a Sobre o Conto de Imaginação [On the Tale of Imagination] mostram um autor empenhado em elaborar prosa ficcional colocando em evidência o principal trunfo de um grande escritor: a imaginação. Com efeito, para além de criador de contos, Pessoa foi também teorizador desse género literário. Esperamos que a publicação desta edição possa, desse modo, contribuir para um maior interesse da parte dos estudiosos e leitores da criação ficcional de Fernando Pessoa e que os elementos aqui apresentados abram novas perspectivas para futuros estudos sobre a escrita e teorização pessoana acerca dos contos de imaginação.

FP - Hist. Lit. Inglesa.jpg
Fernando Pessoa, História da Literatura Inglesa
NUNO RIBEIRO & CLÁUDIA SOUZA (ed.)
​

​ISBN: 978-989-618-655-5

Edição: 74 páginas

​

Encontram-se, pela primeira vez, reunidos neste livro os fragmentos do projecto pessoano intitulado História da Literatura Inglesa, onde o leitor poderá descobrir o impacto que a literatura inglesa teve no pensamento e na escrita de Fernando Pessoa. Este projecto revela uma parte essencial do laboratório pessoano, permitindo ao leitor entender de forma mais profunda o processo criativo de um dos maiores escritores da língua portuguesa, que foi buscar as suas raízes também na história da literatura inglesa. Esperamos, deste modo, contribuir com a presente edição para um conhecimento mais profundo da relação entre Fernando Pessoa e a literatura inglesa, desejando igualmente que esta publicação possa abrir o caminho para novas investigações relativas a essa temática.

Capa-Pessoa-_-V.-Braga.jpg
Fernando Pessoa, Vitoriano Braga, Ensaio sobre o drama Octávio; Octávio: Peça em três actos
NUNO RIBEIRO (ed.)
​

​ISBN: 978-989-618-642-5

Edição: 136 páginas

​

No âmbito da comemoração dos 80 anos da morte de Vitoriano Braga, a presente edição reúne um ensaio de Fernando Pessoa sobre o drama Octávio e uma versão de Octávio – peça em três actos de Vitoriano Braga presente no espólio de Pessoa, seguidos de um conjunto de outros documentos pessoanos que atestam a relação entre os dois autores. Com efeito, ao longo do espólio de Pessoa encontramos múltiplos indícios da relação intelectual entre Fernando Pessoa e Vitoriano Braga, que nos possibilitam constatar o impacto da obra do dramaturgo nos escritos pessoanos. Assim, tendo por base os múltiplos testemunhos presentes no espólio pessoano, esta edição pretende constituir-se como um contributo para o conhecimento da relação entre Pessoa e Vitoriano Braga.

Ensaio sobre Poesia.jpg
Fernando Pessoa, Ensaio sobre Poesia
NUNO RIBEIRO (ed.)
​

​ISBN: 978-989-618-637-1

Edição: 80 páginas

​

A presente edição reúne os fragmentos do espólio de Fernando Pessoa destinados a um ensaio em inglês intitulado «Ensaio sobre Poesia» («Essay on Poetry»). Com efeito, para além das produções poéticas e literárias de Pessoa, encontramos, ao longo da obra do poeta e pensador português, uma multiplicidade de textos de teorização poética, tanto entre os escritos publicados em vida quanto nos documentos deixados no espólio pessoano. De entre os diversos escritos póstumos deixados no espólio de Fernando Pessoa, o «Ensaio sobre Poesia» constitui-se como um dos mais significativos textos de teorização poética do autor português. O espólio de Fernando Pessoa preserva uma multiplicidade de testemunhos correspondentes a diferentes versões, que apresentam diversas alterações que vão desde ligeiras modificações de conteúdo até à atribuição da autoria deste ensaio a diferentes personalidades literárias pré-heteronímicas. Esperamos, deste modo, contribuir com a publicação da presente edição para um aprofundamento do conhecimento da dimensão relativa à teorização poética na obra pessoana.

Romantismos.jpg
Fernando Pessoa e os Romantismos:
Inglês, Francês, Português e Alemão
CLÁUDIA FRANCO SOUZA (ed.)
​

​ISBN: 978-989-618-623-4

Edição: 447 páginas

​

Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa e criador de heterónimos, foi também um importante leitor. Os registos deixados em sua biblioteca particular, assim como os documentos presentes em seu espólio nos permitem comprovar o seu interesse pelo movimento romântico inglês, francês, português e alemão. Revelamos, nesta edição através da transcrição de textos do espólio, como foi importante a influência dos romantismos na tessitura do espaço artístico pessoano

Fernando Pessoa & o Epicurismo
NUNO RIBEIRO & CLÁUDIA SOUZA (eds.)
​

​ISBN: 978-989-618-596-1

Edição: 148 páginas

​

O epicurismo constitui-se como um dos elementos fundamentais para a construção poético-literária de Fernando Pessoa. Ao longo do espólio de Pessoa encontramos múltiplas referências que resultam das leituras que o poeta e pensador português fez da filosofia epicurista. Os textos reunidos na presente edição mostram a riqueza da discussão relativa ao epicurismo no contexto dos diversos projectos do espólio de Fernando Pessoa, bem como no desdobramento de personalidades pessoanas, que se estende desde os projectos atribuídos a personalidades pré-heteronímicas – como é o caso de David Merrick, Charles Robert Anon e Alexander Search – até aos heterónimos e outras personalidades criadas após o surgimento do drama em gente heteronímico.

Fernando Pessoa & Walt Whitman
NUNO RIBEIRO & CLÁUDIA SOUZA (eds.)
​

​ISBN: 978-989-618-583-1

Edição: 278 páginas

​

Walt Whitman é um dos autores que mais impacto causou na criação poético-literária de Fernando Pessoa. Os escritos de Pessoa - tanto em poesia quanto em prosa - permitem-nos constatar múltiplos indícios de reapropriação, recepção, análise e, por vezes, crítica da obra de Walt Whitman, tanto em textos assinados pelas mais diversas personalidades pessoanas - como é o caso de Alexander Search, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Thomas Crosse e I. I. Crosse -, como também em escritos de reflexão heteronímica e em numerosos outros documentos presentes no espólio pessoano. A análise dos textos de Pessoa sobre Whitman, publicados nesta edição, revelam quão profunda foi a influência da leitura de Whitman na obra de Pessoa - influência essa que passa pela importante adesão ao verso livre e pela estruturação do movimento sensacionista. Esperamos, deste modo, abrir novos caminhos de pesquisa e de conhecimento que permitam aprofundar o estudo das relações entre o poeta português e autor americano.

Fernando Pessoa & Goethe
NUNO RIBEIRO & CLÁUDIA SOUZA (eds.)
​

​ISBN: 978-989-618-576-3

Edição: 442 páginas

​

Pessoa foi leitor, admirador e, por vezes, crítico de Goethe. Ao longo dos escritos de Fernando Pessoa existe uma multiplicidade de textos onde aparecem referências ao pensamento goethiano. A presente edição reúne os textos escritos por Pessoa sobre o autor de Werther e do Fausto. A análise de todos os documentos pessoanos sobre Goethe, publicados nesta edição, revelam a importância que a obra, o pensamento e até a biografia de Goethe tiveram na estruturação do pensamento estético de um dos maiores escritores da língua portuguesa. Esperamos, com isso, abrir novos caminhos para futuras pesquisas sobre as relações entre Fernando Pessoa e Goethe.

Fernando Pessoa & Pascal
NUNO RIBEIRO & CLÁUDIA SOUZA (eds.)
​

​ISBN: 978-989-618-569-5

Edição: 160 páginas

​

No espólio de Fernando Pessoa encontramos importantes documentos que mostram o impacto que a filosofia de Pascal exerceu no espaço literário e artístico do autor português. Pessoa não se restringiu somente a ler os livros e textos de e sobre o filósofo francês, como testemunham significativas referências bibliográficas presentes na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa. Com efeito, o poeta e pensador português mergulhou com profundidade nos escritos deixados por Pascal, produzindo uma série de reflexões impulsionadas pelo pensamento pascaliano. A presente edição pretende, desse modo, dar a conhecer a recepção da obra de Pascal no espaço literário de um dos maiores autores do modernismo português.

Fernando Pessoa, Schopenhauer & Nietzsche
NUNO RIBEIRO & CLÁUDIA SOUZA (eds.)
​

​ISBN: 978-989-618-552-7

Edição: 266 páginas

​

Neste livro, o leitor terá oportunidade de conhecer a recepção tanto da obra de Schopenhauer quanto da obra de Nietzsche, realizada por um dos maiores pensadores e escritores da língua portuguesa que foi Fernando Pessoa. Os textos aqui transcritos do espólio pessoano revelam a importância que as filosofias em questão exerceram no panorama da cultura portuguesa, bem como a relevância que os pensamentos de Schopenhauer e Nietzsche exerceram no espaço artístico de um dos maiores artistas da língua portuguesa - Fernando Pessoa

Fernando Pessoa & Kant
NUNO RIBEIRO & CLÁUDIA SOUZA (eds.)
​

​ISBN: 978-989-618-544-2

Edição: 208 páginas

​

«Tenho feito filosofias em segrêdo que nenhum Kant escreveu.»

Álvaro de Campos

«O Antonio Mora era uma sombra de veleidades especulativas. Passava a vida a mastigar Kant e tentar ver com o pensamento se a vida tinha sentido.»

Álvaro de Campos

 

«Kant representa a clareza em vêr os problemas philosophicos.»

António Mora

​

 «Kant’s great distinction between pure and practical reason…… He was the greatest rationalist the world has ever had thinking upon it.»

Essay on the Nature and Meaning of Rationalism

Fernando Pessoa, Livros Filosóficos:
Projectos & Fragmentos
NUNO RIBEIRO (ed.)
​

​ISBN: 978-989-618-542-8

Edição: 162 páginas

​

Os projectos e fragmentos de livros filosóficos deixados no espólio de Fernando Pessoa são o resultado do interesse e do estudo que animaram este poeta e pensador português após o seu retorno da África do Sul em 1905 e que viriam a prolongar- -se ao longo de toda a vida do autor. De facto, após o retorno a Portugal, Pessoa ingressa na Universidade de Lisboa, onde frequenta o Curso superior de Letras. Entre 1906 e 1907, Fernando Pessoa assiste a aulas de filosofia e é neste período que começa a elaborar projectos filosóficos, entre os quais os projectos de livros filosóficos. Durante esse período pessoa lê livros sobre os mais diversos autores, conceitos e movimentos da tradição filosófica, desde o pensamento dos pré-socráticos até aos filósofos seus contemporâneos. Os documentos do espólio de Pessoa destinados aos livros filosóficos sintetizam muitos dos interesses e das leituras que o autor português realizou, bem como a problematização e posicionamento de Fernando Pessoa face algumas das questões fundamentais da filosofia ocidental.

Fernando Pessoa, Estudos Filosóficos:
Artigos, opúsculos e outras produções breves 
NUNO RIBEIRO (ed.)
​

​ISBN: 978-989-618-533-6

Edição: 188 páginas

​

Os estudos filosóficos presentes no espólio de Pessoa foram produzidos, na sua maioria, no período de 1906 e 1907, isto é, na sequência do retorno do poeta e pensador da África do Sul em 1905 […]. Com efeito, após o seu retorno a Portugal, Pessoa ingressa na Universidade de Lisboa, onde frequenta o Curso superior de Letras. Entre 1906 e 1907, Fernando Pessoa assiste a aulas de filosofia e é neste período que começa a elaborar projectos filosóficos. Os anos de 1906 e 1907 constituem-se, desse modo, como um ponto de viragem na obra de Pessoa. […] Durante o período de 1906 e 1907, Pessoa lê livros de e sobre os mais diversos autores, movimentos e conceitos da tradição filosófica, desde os pré-socráticos até aos autores seus contemporâneos. Dessas progressivas leituras foram resultando os inúmeros estudos filosóficos que reunimos na presente edição. Os estudos filosóficos de Pessoa são, por conseguinte, o resultado dos múltiplos interesses que Pessoa nutriu pela filosofia nesse período inicial de 1906 e 1907 e que viriam a prolongar-se ao longo de toda a vida do poeta e pensador português.

Fernando Pessoa, Charles Robert Anon:
Escritos de uma personalidade pessoana 
NUNO RIBEIRO & CLÁUDIA SOUZA (eds.)
​

​ISBN: 978-989-618-528-2

Edição: 292 páginas

​

Charles Robert Anon é uma das mais multifacetadas personalidades literárias do mundo ficcional literário de Fernando Pessoa. Esta personalidade foi criada enquanto Pessoa vivia ainda na África do Sul e constitui-se como o reflexo dos mais variados interesses da juventude pessoana. Anon é autor de poemas, contos, um ensaio de literatura policial, máximas e reflexões, cartas, escritos sobre filosofia, psiquiatria e poesia, um diário, um caderno de notas, documentos biográficos e também traduções. Esta edição constitui-se como a apresentação das múltiplas facetas de um pré-heterónimo de Pessoa, dando a conhecer as múltiplas dimensões que o autor português pôs a cargo de uma personalidade inglesa.

A Ode Marítima de Álvaro de Campos:
Edição com documentos do espólio de Fernando Pessoa e textos interpretativos
CLÁUDIA SOUZA, NUNO RIBEIRO, PAULO BORGES  (orgs.)

 

​ISBN: 978-989-618-525-1

Edição: 140 páginas

​

Mais de cem anos depois da sua publicação, a leitura da Ode Marítima ainda causa impacto no leitor pela sua força, intensidade e extensão. Um dos propósitos desta edição é redimensionar a importância deste poema através da publicação de documentos do espólio pessoano. Para além dos documentos do espólio, essa edição é acompanhada por três estudos sobre a Ode Marítima, da autoria de Cláudia Souza, Nuno Ribeiro e Paulo Borges. Este livro constitui-se, desse modo, como uma viagem pelo universo literário da Ode Marítima, apresentando múltiplas perspectivas de leitura deste poema nuclear da literatura portuguesa.

bottom of page