top of page

Estudos sobre Fernando Pessoa

A(s) Poética(s).jpg
A(s) Poética(s) de Fernando Pessoa
NUNO RIBEIRO (Org.)
​

ISBN: 978-989-618-621-0

Edição: 144 páginas

​

O presente livro reúne um conjunto de textos em torno da relação entre os escritos de teorização poética de Fernando Pessoa e a produção literária deste escritor. Com efeito, para além da produção de textos literários em poesia e em prosa, encontramos na obra de Pessoa um conjunto de textos, do mais variado tipo, sobre as condições de produção literária. Muitos desses textos constituem-se como o reflexo das leituras realizadas pelo poeta e pensador português. Para além disso, a relação entre a produção poética pessoana e a obra de outros poetas e pensadores constitui-se igualmente como a oportunidade para a reflexão acerca das condições de possibilidade de criação literária. Este livro apresenta-se, dessa forma, como um palco de debate onde pesquisadores da obra de Fernando Pessoa trazem os seus contributos para uma reavaliação da teorização poética pessoana.

Fernando Pessoa em Diálogo
CLÁUDIA FRANCO SOUZA
​

ISBN: 978-989-618-577-0

Edição: 104 páginas

​

No espaço estético criado por Fernando Pessoa encontram-se numerosos projetos e múltiplas personalidades. A partir de uma pesquisa exaustiva nos documentos deixados pelo autor português, na sua famosa arca – mais de vinte e sete mil documentos hoje abrigados na Biblioteca Nacional de Portugal – estabelecemos vários diálogos entre a obra pessoana, a filosofia alemã, a literatura brasileira e a criação literária portuguesa contemporânea.

Neste livro, múltiplas vozes dialogam, tanto de Fernando Pessoa e seus heterônimos – Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos – quanto de outras personalidades literárias pessoanas como Vicente Guedes, Bernardo Soares e António Mora.

Fernando Pessoa: entre Filosofia & Literatura
CLÁUDIA FRANCO SOUZA
​

ISBN: 978-989-618-570-1

Edição: 142 páginas

​

«Os textos aqui apresentados revelam importantes documentos do espólio pessoano que mostram a relação entre Pessoa e outros pensadores e escritores, como é o caso de: Shakespeare, Milton, Byron, Shelley, Nietzsche, Friedrich Schlegel, Novalis, Freud e Fichte. A análise da interface da obra pessoana em contacto com outros escritores e pensadores é relevante porque mostra as matérias-primas utilizadas no laboratório artístico de Fernando Pessoa. Ou seja, é partir do contacto entre Pessoa e outros autores que o poeta e prosador português irá constituir o seu plano de imanência artístico. A genialidade da criação pessoana é, de alguma forma, fruto da absorção de numerosas obras de outros pensadores. Esperamos que este livro sirva de inspiração a futuras pesquisas sobre Fernando Pessoa».

O Livro do Desassossego e o Romantismo Alemão
CLÁUDIA FRANCO SOUZA
​

ISBN: 978-989-618-535-0

Edição: 84 páginas

​

“Este ensaio pretende revelar a potência do pensamento dos primeiros românticos alemães, que romperam com a ideia de uma razão triunfal e iluminaram outras perspectivas do ser humano, como a valorização do sonho, da ironia, do mito, da poesia – de uma ampla poética existencial. Analisamos neste ensaio o projeto do Livro do Desassossego a partir de uma perspectiva romântica. A questão do fragmento se traduz em um primeiro elo entre a filosofia do primeiro romantismo alemão – marcada pelo fragmento – e o projeto do Desassossego, escrito através de fragmentos. No que toca ao projeto do Desassossego o fragmento também é parte da própria noção de autor. Trata-se de um livro em busca de um autor".

Fernando Pessoa e a Filosofia:
Um Estudo a Partir do espólio
NUNO RIBEIRO 
​

ISBN: 978-989-618-529-9

Edição: 220 páginas

​

Este livro nasceu da necessidade de mostrar que Fernando Pessoa foi filósofo. Com efeito, a escrita de Pessoa não se circunscreve à poesia, às ficções, aos textos dramáticos, às apreciações literárias e aos textos de índole política. As considerações de cariz filosófico também não se restringem às alusões a autores e a conceitos filosóficos presentes ao longo dos diversos textos poético-literários, que estão na base do mito do poeta-filósofo. Para além de «poeta animado pela filosofia», que Fernando Pessoa diz ter sido e que efectivamente chegou a ser, é possível identificar, entre os diversos escritos deixados por este autor, um Pessoa-filósofo, que permanece ainda, em grande medida, oculto ao público leitor da obra pessoana, apesar das inúmeras tentativas realizadas para dar a conhecer esta faceta da produção de Pessoa.

bottom of page