Consulte também o site:
http://apenas-livros.com/pagina/inicio
MARIA FERNANDA ROSADO BASTO FRAZÃO
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (área Cultura Portuguesa), 1977. Editora e investigadora.
É editora e proprietária da Apenas Livros.
Pertence às seguintesassociações e grupos de trabalho:
ASESCOIN, Asociación Española de Coleccionismo e Investigación del Naipe.
Associação Ludus
Grupo História dos Jogos em Portugal
Grupo internacional Board Games Studies
Grupo internacional Paradigma da Continuidade Paleolítica
AIP – Associação Internacional de Provérbios
Tem promovido a publicação de baralhos históricos portugueses e de património, como os 5 baralhos da Real Fábrica de Cartas de Lisboa (INCM, 2010), o Baralho Musical de José do Espírito Santo e Oliveira (2014); o baralho Fernando Pessoa & Cª(2001 e 2016), o baralho Arte Popular (2016) e o Baralho dos Provérbios, criado por Natali Nascimento (2016).
JOÃO GARÇÃO
​​
João Garção, nasceu em Portalegre, em 1968.
Licenciado em História da Arte e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo neste âmbito apresentado uma tese sobre o pensamento político-social de Raúl Proença.
Foi praticante de futebol (guarda-redes) no Sport Clube Estrela e na Associação Académica de Coimbra.
Poemas seus integram diversas antologias poéticas. Colaborador de vários órgãos artísticos nacionais e internacionais e tem participado em exposições de pintura em Portugal e no estrangeiro. Organizou a exposição internacional de mail art O Futebol (Coimbra).
Tem proferido conferências e publicado artigos sobre Educação, Arte, Ética e Política e apresentado livros de autores portugueses.
Enquanto autarca, desempenhou cargos nas áreas da Educação, da Cultura e da Ação Social.
Colaborador, com crónicas, do Programa ‘Canto da Manhã’, realizado e apresentado por Carlos Lopes, na Rádio L.A.C. (Luanda Antena Comercial).
Professor desde 1996, desempenha atualmente o cargo de Sub-Director Pedagógico da Primária, no Colégio Angolano de Talatona, de Luanda (República de Angola).
BRUNO LOPES
​​
Bruno Lopes é licenciado em História – Ramo de Património Cultural, pela Universidade de Évora, em 2008. Na mesma instituição concluiu o mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural, em 2012, com a dissertação: «Da investigação à valorização do património histórico local: comissários e familiares do Santo Ofício em Arraiolos nos séculos XVII e XVIII».
É bolseiro de investigação científica desde 2009, sendo actualmente doutorando da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/84161/2012), com a dissertação «Os Pilares Financeiros da Inquisição Portuguesa. 1640-1773», no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDHist) pela Universidade de Évora.
É membro integrado não doutorado do Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS) e membro-colaborador do Grupo de História das Populações – CITCEM/Universidade do Porto.
GABRIELA MORAIS
​​
Gabriela Morais, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1969. 1967/69 - Tese de Licenciatura, orientada pelo Prof. Doutor J. Borges de Macedo: Portugal e a Intervenção da Inglaterra no Continente Europeu – 1789-1796 – Estudo de História Diplomática. Actualmente, historiadora e escritora.
​
1973/03 — Actuou e foi assistente de encenação e dramaturgista na Comuna Teatro de Pesquisa e co-fundadora d'O Teatro do Mundo. Foi também investigadora de enquadramentos históricos e criou textos para peças de teatro.
— Colaboradora no âmbito da investigação (conselho de leitura, selecção de textos e guiões) para programas para Televisão (RTP). Em 2000, fez investigações conjuntas sobre temas diversos da história de Portugal, para o programa de televisão Mil Folhas (CNL).
— A partir de 2000, especializou-se nas religiões primitivas, mitos e lendas portuguesas e passou a colaborar em projectos de investigação e divulgação de História e Cultura portuguesa da editora Apenas Livros, onde foi directora da Colecção Ofiusa.
— Em 2003, a propósito desta investigação, foi convidada pelo IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional) a dar aulas a mestrandas e alunas do curso curricular de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa.
Participação, em 2004, num programa Planeta Azul, RTP, de Pedro Oliveira, sobre o Santuário alentejano de São Miguel da Mota, no seguimento da obra que publicou com o mesmo título.
Desde 2008, pertence ao Grupo internacional Paradigma da Continuidade Paleolítica.
NUNO RIBEIRO
​​
Nuno Ribeiro é Doutor em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa e especialista do espólio de Fernando Pessoa. É pesquisador de pós-doutoramento no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) - Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - , com pesquisa financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.
NICOLAU SAIÃO
​​
Poeta, publicista, actor-declamador e artista plástico. Efectuou palestras e participou em mostras de Mail Art e exposições em diversos países.
CLÁUDIA FRANCO SOUZA
​​
Cláudia Franco Souza é especialista do espólio de Fernando Pessoa e pesquisadora de pós-doutorado do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, com pesquisa financiada pela FAPESP. Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Actualmente é membro colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.